quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

O magistério cristão é uma vocação espiritual. É Deus quem escolhe e capacita com o seu poder aqueles que ensinam a sua Palavra. Contudo, assim como em qualquer outro ministério cristão, ensinar é um trabalho onde a cooperação entre Deus e o homem é uma realidade. (1 Co 3.9a) Nesta cooperação, há investimentos divinos e humanos a serem feitos. Como já falamos, Deus investe com seu poder, sua iluminação, sua revelação, enfim, com as coisas espirituais que dependem exclusivamente dele. Os outros investimentos precisam ser feitos por nós.

A busca por um maior e melhor conhecimento bíblico, a melhora na forma de comunicarmos a Palavra de Deus, o uso adequado dos métodos de ensino, o planejamento da aula, os recursos didáticos, o conhecimento do desenvolvimento e das características psicológicas, cognitivas, morais, sociais, etc do aluno, é de nossa responsabilidade.

O professor de EBD precisa investir em sua vocação. A tomada de consciência desta necessidade é essencial para a transformação da nossa prática pedagógica cristã, tornando-a contextualizada, relevante, emancipadora e transformadora. O professor da EBD, na medida do possível, precisa investir na melhora de sua formação. Aqueles que pararam seus estudos devem buscar a conclusão do ensino fundamental, médio e superior. Não é que isso seja pré-requisto para ser professor da EBD, mas que faz a diferença, aliado ao poder do Espírito, isso faz.

O estudo teológico formal, os cursos de formação de professores seculares, palestras, seminários, congressos e encontros promovidos pela igreja e outras instituições cristãs, devem ser aproveitados. No caso das Assembléias de Deus, temos a Casa Publicadora das Assembléias de Deus que faz um grande trabalho através do CAPED, Encontros e Conferências de Escola Dominical. Mas isso ainda é pouco.

A igreja e a sua liderança precisam perceber o valor da Escola Dominical, com suas múltiplas funções (evangelismo, discipulado, educação cristã, etc) e possibilidades, assim como a importância de se investir e valorizar o professor, promovendo a realização de treinamentos e cursos de formação continuada, isso através da Superintendência Geral ou local, do Departamento de Educação da Igreja ou qualquer outro setor responsável. Esses cursos precisam fazer parte da agenda da igreja local. O professor da EBD se sentirá valorizado quando perceber o interesse da liderança e da igreja em sua formação e preparo.

Estremeço só de pensar que milhares de crianças, alunos de Escola Dominical, estão sob os cuidados de professores que não possuem nenhum preparo específico. Alguns professores são inclusive adolescentes, cheios de boa vontade, mas sem nenhuma condição de atender as reais necessidades das faixas etárias infantis (boa parte trabalham com as crianças em razão de não ter outra pessoa que se disponha a fazer o trabalho). Não é diferente com as outras faixas etárias. Muitos professores estão ensinando improvisados e de improviso.


(Dando uma olhada no blog do querido Pr. Altair Germano, eu encontrei está matéria de alguns anos atrai e estou publicando para um enriquecimento nosso.) 
Dc Roberto Luis
Fonte: http://www.altairgermano.net

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