terça-feira, 20 de maio de 2014

O testemunho do jovem Alcebíades

           Essa postagem é uma copia do Blog Memórias das Assembleias de Deus
Alcebíades Pereira Vasconcelos (1914-1988), como se sabe, foi um dos pioneiros das Assembleias de Deus no Brasil. Ao morrer era reconhecido nacionalmente como um destacado pastor, escritor e conferencista. Do interior do Piauí, o menino nascido em Regeneração conheceu o mundo. Para homenageá-lo, sua filha Hadna-Ansy, publicou em 2003 pela CPAD a biografia do pai. Com o título de Alcebiades Pereira de Vasconcelos: Estadista e Embaixador da Obra Pentecostal no Brasil, a obra é a coletânea das memórias escritas do velho e saudoso pastor. Porém, esse blog quer trazer ao leitor outras memórias do pastor Vasconcelos.

Pastor Alcebíades: vocação evangelística
Ainda na obra da CPAD, pastor Vasconcelos fala das oposições. Sua família, então congregando na Igreja Batista de Lagoa Nova não aceitou sua pentecostalidade. Houve tensões entre os familiares e na própria igreja onde frequentava. Acontece que para os batistas daquele lugar, a imagem que tinham de um pentecostal, era de alguém que em êxtase rolava, espumava e fazia caretas horrorosas. Algo que é claro, não acontecia com o jovem Alcebíades. Porém, com o tempo as coisas mudaram, e alguns familiares receberam a Cristo em cultos promovidos por obreiros da Assembleia de Deus. Sobre o fato de ser separado a evangelista, é importante ressaltar, que o jovem Vasconcelos relutou muito em aceitar sua chamada para ministério. Considerava-se despreparado e sem capacidade.

E ainda sobre o campo de "lutas e vitórias", segundo suas memórias coletadas por Hadna-Ansy, Alcebíades relata das dificuldade de adaptação, das febres provocadas pelo impaludismo, das longas distâncias percorridas e das lutas interiores e espirituais que colocavam em prova sua chamada ministerial. Bom retrato de uma época. A palavra campo tinha um significado muito diferente do de hoje...

Após esses relatos sucintos de sua conversão e chamada, o futuro presidente da CGADB assim conclui seu testemunho:
Amigo e leitor descrente, diante dessa experiência, crê e te entrega a Jesus, que também tem um trabalho para te confiar. Si te sentires fraco e incapaz de servir ao Senhor, pode saber que serás um bom servo, pois Ele não confia naqueles que se julgam fortes em sim mesmos. Irmãos orai por mim, pois há ainda muitas almas por salvar.
Desponta nas palavras finais do jovem evangelista a paixão pelas almas e o conceito de ministério. "Si te sentires fraco e incapaz de servir ao Senhor, podes saber serás bom servo...". Por sentir desde o começo de sua carreira ministerial certas limitações, pastor Alcebíades buscou se aprimorar. Para ele, um bom servo seria sempre um ser dependente do Supremo Pastor. Uma pena que tal conceito tem sido cada vez mais abandonado. Mas sempre haverá um remanescente fiel.

Fontes:
VASCONCELOS, Alcebíades Pereira; LIMA, Hadna-Asny Vasconcelos. Alcebíades Pereira Vasconcelos: estadista e embaixador da obra pentecostal no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Mensageiro da Paz 1ª quinzena de 1938

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Apos lido sera publicado no Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...