quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PERMANEÇAMOS FIRMES EM NOSSAS CRENÇAS

 “Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus” (2 Tm 3:13-15).
Nunca antes foi tão necessário estes conselhos dado pelo apóstolo Paulo a Timóteo. Nossos tempos são marcados pelas atitudes e valores ditados pelo pós-modernismo e disso não escapa nem a religião. Como bem sabemos, o pós-modernismo prima pela ênfase no relativismo de valores e na subjetividade, isto é, a opinião pessoal sobrepõe-se às normas vigentes, ao que é considerado moral ou ético.
Desse modo, vemos hoje uma enxurrada de igrejas que se deixam levar por modismos, rituais extravagantes, doutrinas exóticas, no afã de tornarem-se mais atrativas para as pessoas. A intenção pode até ser boa, mas o resultado não o é. Afinal, todo o conjunto de crenças dos cristãos, sua conduta, seu modo de vida, deve se pautar em que? O apóstolo Paulo diz a Timóteo que nas Escrituras Sagradas. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3:16-17).
Paulo ainda lembrou a Timóteo que ele conhecia desde a infância as Sagradas Escrituras, que o poderiam torná-lo sábio. Portanto é na Bíblia que devemos buscar a base para nossas crenças e atitudes. O mundo pode ter mudado nos últimos séculos e especialmente nas últimas décadas, no que se refere à sua moral, o tipo de conduta que considera aceitável, às crenças que considera legitimas ou não. Mas Deus não mudou. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” diz a Bíblia em Hebreus 13:8.
Antes de tornar a Bíblia antiquada, esse fato nos dá garantia de que as Escrituras são uma fonte confiável de valores. Deus é o Criador do homem e deste modo Ele sabe melhor do que ninguém quais são as suas reais necessidades. Estas necessidades basicamente são as mesmas, desde a criação do primeiro homem e da primeira mulher, não importa que vivamos numa época de alta tecnologia e grandes descobertas científicas. Um fato que demonstra isso é o grande índice de suicídios de pessoas que vivem em países desenvolvidos da União Européia. Têm uma situação econômica abastada, vivem em países livres, onde reina o pós-modernismo, onde qualquer conduta moral é tolerada, mas ainda assim sentem um vazio interior. O que lhes falta, Deus pode suprir.
Temos de reconhecer que é preciso nos dias de hoje muita coragem para continuar firmes, apegados aos princípios bíblicos. É muito mais fácil ser levados pela multidão e aderir às crenças e valores da moda. Paulo bem recomenda a Timóteo: ”permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção”. Sim, permanecer nas coisas que aprendemos e nas quais cremos é nosso grande desafio! Precisamos fazer a diferença em nossas igrejas e na sociedade, ser como Jesus descreveu certa vez seus seguidores, o “sal da terra” (Mt 5:13), exercendo uma influência preservadora dos valores e crenças cristãos.
Autor: Benjamim Tercio de Araujo. ©2010.
Textos bíblicos extraídos de “Nova Versão Internacional” da Editora Vida, a Menos que haja outra indicação.
* Reprodução do conteúdo acima permitida, desde que citada a fonte e mantidos os respectivos créditos.
Postado por Benjamim Tercio às 22:26







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Apos lido sera publicado no Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...