quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MOSTRAM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ GENUÍNO ZELO CRISTÃO?

Já ouvi diversas vezes pessoas elogiando as Testemunhas de Jeová pelo zelo que demonstram ao ir levar sua mensagem de porta em porta. Até mesmo líderes religiosos manifestam sua admiração por este trabalho realizado por elas e expressam que gostariam de ver o mesmo zelo imbuindo a todos os membros de suas igrejas e motivando-os a participar ativamente da obra de evangelização.
Mas será que é somente o zelo que motiva as Testemunhas de Jeová a irem de casa em casa? Como ex-Testemunha de Jeová e tendo em vista que servi naquela organização religiosa por muitos anos como “ancião” (uma espécie de pastor), creio que tenho condições de responder de maneira abalizada esta questão.
Talvez, poucos saibam que as Testemunhas de Jeová prezam muito as estatísticas. Tudo que é feito é computado. Quantos assistem suas reuniões, quantos participam ativamente na pregação de casa em casa, quantas revistas são deixadas com as pessoas, quantas Bíblias são distribuídas mensalmente e assim por diante. Elas computam também quantas horas são dedicadas à obra de pregação de sua mensagem. Como isto é feito?
Para conseguirem estes dados, cada Testemunha de Jeová, que participa da pregação de casa em casa, é chamada de “publicador(a)”. Cada publicador deve entregar mensalmente um relatório à congregação das Testemunhas a que ele pertence, discriminando quantas publicações deixou com as pessoas na localidade, quantos estudos bíblicos ele ministrou e naturalmente, quantas horas dedicou à pregação. Este relatório é somado aos outros para compor o relatório geral da congregação, que por sua vez, irá somar-se ao relatório do país e este ao relatório mundial. Este relatório mensal também serve como chave para que os “anciãos” de cada congregação saibam quais os “publicadores” encontram-se mais ativos e quais os que andam titubeando.
O publicador para ser considerado exemplar, deve dedicar pelo menos dez horas mensais à obra de pregação. Menos que isso e ele não será considerado elegível para privilégios na organização, como servir como “ancião” ou em outro cargo. Se ele deixar de relatar em algum mês do ano, será considerado irregular e se deixar de relatar por meses a fio, será considerado inativo e em ambos os casos os “anciãos” procurarão incentivá-la à participar mais assiduamente na pregação. Frequentemente nas suas diversas reuniões os “publicadores” são cobrados com relação à maior engajamento na obra.
Muitos das Testemunhas até se alistam como “pioneiros”, uma espécie de evangelizadores por tempo integral, os quais tem como requisito, uma cota de horas mensais que devem dedicar à pregação de casa em casa. Com que resultado?
Nos anos em que servi como Testemunha de Jeová, observei que muitos participavam da pregação de casa em casa não motivados pelo amor às pessoas a quem iriam visitar mas meramente para terem um número específico de horas para relatar no fim do mês e assim evitar a cobrança por parte dos “anciãos”. Não era incomum ouvir publicadores perguntarem um ao outro durante um período de pregação: “Já deu uma hora?”. Não viam o momento de completar pelo menor uma hora na pregação de porta em porta para poderem ir embora para seus afazeres.
Devo confessar que eu mesmo, embora fosse na maioria das vezes imbuído de zelo e amor pelas pessoas (eu acreditava que precisavam ouvir a mensagem que eu tinha para partilhar com elas), tinha ocasiões em que participava da pregação apenas para completar as horas para o relatório mensal ou então para dar o exemplo, como “ancião”.
Deste modo vemos que nem toda a participação das Testemunhas em sua obra de pregação de porta em porta é motivada apenas por zelo religioso, mas também há outros fatores que as impelem (Rm 10:2). Creio que não seja este o tipo desejável de sentimento que deva motivar os genuínos cristãos a partilharem a mensagem do Evangelho com outros. Por certo não é o tipo de atitude que desejamos cultivar em nossas igrejas. Não pregamos o Evangelho para elaborar relatórios ou planilhas, nem para nos destacar diante dos homens. Nós o fazemos por amor a Cristo Jesus e ao nosso próximo (Mt 22:37-39). Assim, dizemos como o apóstolo Paulo: “Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos” – 1 Co 9:23.
Autor: Benjamim Tercio de Araujo. ©2010.
Textos bíblicos extraídos de “Nova Tradução na Linguagem de Hoje” da Sociedade Bíblica do Brasil, a menos que haja outra indicação.
* Reprodução do conteúdo acima permitida, desde que citada a fonte e mantidos os respectivos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Apos lido sera publicado no Blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...